Webinar 4

Palestrante:

Profª. Drª. Patricia de Oliveira Lucas / CMPP - CCHL


Moderador:

Prof. Dr. Luis Felipe Pereira dos Santos Donadio / CMPP - CCHL


Monitora:

Évely Amália de Sousa Moreira / CMPP - CCHL


Temática:

Materiais Didáticos e metodologias ativas nas práticas pedagógicas de professores do ensino superior: reflexões sobre o ensino colaborativo


Relevância:

Quando falamos em ensino-aprendizagem, a adoção e a consequente utilização de materiais didáticos (MDs) é algo que faz parte da prática dos professores e, em alguns casos, pode ser um dos fatores mais determinantes sobre a forma como esses profissionais decidem ministrar suas aulas. Todavia, para que MDs sejam, de fato, significativos, eles precisam ser pensados de acordo com as necessidades/realidades de seu público-alvo. Nessa perspectiva, os professores devem procurar desenvolver materiais que sejam feitos sob-medida e que consigam permitir que os aprendizes se vejam representados nesses recursos pedagógicos.

Isso posto, e diante do problema mundial que enfrentamos na atualidade, decorrente da pandemia instaurada pelo COVID-19, os processos de adaptação nunca foram importantes nas práticas pedagógicas. Adaptação não apenas na forma de se promover o ensino, que em muitos lugares migrou do formato presencial para o digital, mas também nas próprias ações desenvolvidas pelos professores para que eles pudessem ressignificar as formas como eles lidam com os relacionamentos que permeiam suas práticas.

Portanto, é importante trazermos as metodologias ativas, já que as mesmas colocam os aprendizes no centro do processo daquilo que fazemos enquanto profissionais de ensino. Assim, para que os professores consigam ofertar MDs que sejam mais atrativos para seus alunos, eles também precisam (re)desenhar a forma como atuam em suas práticas, quando utilizam MDs, entendendo que nem sempre as transposições são possíveis, já que há outros elementos que precisam ser considerados, especialmente em tempos de isolamento social, como o que estamos enfrentando agora. Nesse sentido, é relevante que pensemos esses processos, conjuntamente, e pelo viés reflexivo, para que possamos acompanhar as mudanças que estão sendo impostas nesse momento, e, em que precisamos repensar nossa forma de trabalhar as inúmeras relações que desempenhamos em sala de aula.

Sendo assim, o objetivo desta oficina, em que pretendemos trabalha-la de forma teórica e prática, é discutir sobre materiais didáticos e seus processos de adaptação, tendo como eixo norteador as metodologias ativadas nesse processo. É nossa intenção utilizarmos a plataforma Google Meet para que essa interação ocorra, buscando o máximo possível de interação entre os participantes.