Seminário desafios da docência

O SEMINÁRIO DESAFIOS DA DOCÊNCIA NO SÉCULO XXI propõe uma discussão sobre o uso de tecnologias digitais de informação e comunicação como uma possibilidade de promoção de aprendizagem no contexto atual, estimulando uma reflexão no fazer do ser professor. É pertinente que os Sistemas Educacionais inovem com metodologias que proporcionem aos envolvidos no processo educativo a promoção de uma aprendizagem criativa e motivadora, com resultados significativos para suas vidas e para a sociedade.

Nesse meandro, o uso de metodologias ativas e o aprendizado por meio de experiências e projetos, na perspectiva de educação continuada ao longo da vida, podem estar agregados às tecnologias digitais aplicadas à educação sistematizada. Dessa forma, compreende-se que o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) pode possibilitar ferramentas importantes para o trabalho docente.

Neste Seminário, teremos diversas palestras online com temáticas que poderão nos ajudar neste processo, inquietando-nos e nos movendo em direção à reflexão acerca das possibilidades de alinhamento entre os processos mediados pelas TDIC e as práticas pedagógicas.

As temáticas abordadas terão como objetivos:

  • Discutir as metodologias ativas e o uso das tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem;

  • Fomentar discussões sobre as práticas pedagógicas significativas e refletir sobre as metodologias ativas no cenário atual;

  • Explorar o ambiente virtual SIGAA como espaço de formação, interação e discussão que permita o desenvolvimento de metodologias de ensino destinadas à aprendizagem mediada por computador;

  • Refletir acerca das possibilidades de usos das TDIC como método pedagógico na interação de processo educacionais no Ensino Superior;

  • Promover reflexão e diálogo sobre estratégias de gamificação no Ensino Superior por meio de plataformas digitais de aprendizagem;

  • Dialogar acerca dos desafios, das estratégias e do papel do professor face ao uso das novas tecnologias no processo educativo;

  • Possibilitar aos participantes, mesmos distantes geograficamente, o compartilhamento de áudio, vídeo, texto, imagens, quadro branco e a tela do computador;

  • Discutir a multimodalidade como uma abordagem pedagógica para o Século XXI, redefinindo concepções de leitura e produção de textos e apresentando caminhos para o letramento visual e as relevâncias desses estudos para o Ensino Superior;

  • Confeccionar vídeos com conteúdo expositivo usando softwares acessíveis;

  • Abordar o alinhamento necessário entre os processos de aprendizagem mediados pelas TDIC, as práticas educativas inovadoras e a avaliação da aprendizagem como aspecto chave para o êxito do ensino remoto, compartilhando experiências de outra instituição;

  • Discutir sobre a inclusão de pessoas com deficiência no Ensino Superior, especialmente na Universidade Federal do Piauí.

Reitor-UFPI.mp4

Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes

Reitor da Universidade Federal do Piauí